terça-feira, 5 de maio de 2009

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES

São muitas as suposições sobre a origem do Dia das Mães. A mais antiga encontra-se na mitologia grega, onde o início da primavera era festejado em homenagem à deusa Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus, conhecida como a mãe dos Deuses. Em Roma também havia uma festa para Cybele, outra mãe dos deuses, cuja festividade começou cerca de 250 a C e era conhecida como hilaria.

A comemoração durava três dias e acontecia entre os dias 15 e 18 de março. Há quem diga que Maria, mãe de Cristo, substituiu as celebrações à mãe dos deuses e, assim, iniciado o costume das pessoas visitarem a igreja no dia em que foi batizado. Assim, ao longo do tempo, as celebrações da mãe da igreja se confundiram com as da própria mãe.

Já na Inglaterra, no início do século XVII, se dedicava o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas, conhecido como o Mothering Sunday - Domingo das Mães. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.

Nos Estados Unidos, em 1872, Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país, foi a primeira a sugerir a criação de uma data em homenagem às mães. Seria um dia das mães dedicado à paz. Ela manteve organizado em Boston durante muitos anos o encontro do Dia das Mães.

Mas foi outra americana, Ana M. Jarvis, da Filadélfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ela achava que muitas vezes as crianças não davam o devido valor às mães enquanto vivas e esperava que a iniciativa fortalecesse os laços familiares e o respeito aos pais.

Tudo começou quando ela comemorou o primeiro aniversário de morte da mãe, em maio. Nos anos seguintes deu continuidade à homenagem e a população da cidade começou a imitar o costume.

No primeiro Dia das Mães houve uma missa em Grafton, West Virgínia, Filadélfia e Pensilvânia em homenagem a mãe de Anna, no dia 10 de maio de 1908. A primeira celebração oficial do Dia das Mães foi instituído pelo governador da West Virgina em 1910. Um ano depois praticamente todos os estados norte-americanos celebravam a data e outros países como México, Canada, China, Japão, América do Sul e África também.

A Associação Internacional do Dia Internacional da Mãe foi fundada em 12 de dezembro de 1912, com o intuito de incentivar as homenagens às mães. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o Dia Nacional das Mães em todo segundo domingo de maio.

No Brasil, em maio de 1918, pela primeira vez, a Associação Cristã de Moços festejou em Porto Alegre o Dia das Mães. A data continuou a ser comemorada em vários lugares do Brasil, até que, em 1932, o presidente Getúlio Vargas baixou um decreto-lei determinando a comemoração oficial do Dia das Mães em nosso país no segundo domingo de maio.

Hoje, a data é comemorada em todo o mundo cristão. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.

Saiba quando alguns países comemoram o Dia das Mães

2º domingo de Fevereiro ---------------------- Noruega
1º domingo de Maio ---------------------------- África do Sul e Portugal
2º domingo de Maio ---------------------------- EUA, Brasil, Dinamarca
2º domingo de Maio ---------------------------- Finlândia, Japão, Turquia
2º domingo de Maio ---------------------------- Itália, Austrália e Bélgica
10 de Maio ---------------------------------------- México
4º domingo de Quaresma ------------------- Inglaterra
Último domingo de Maio --------------------- Suécia
2º domingo de Outubro ----------------------- Argentina
8 de Dezembro ---------------------------------- Espanha
2 semanas antes do Natal ------------------- Iugoslávia
Fonte: Pesquisas sobre o mundo.

Nenhum comentário: