terça-feira, 10 de março de 2009

PROPÓSITO DIVINO

“Deus dos Pais, Senhor de Misericórdia, que tudo criaste com tua palavra…” (Sabedoria, 9: 1)

Em outro momento falamos da Providência e da Lei diretora da vida que coloca-nos no lugar certo na hora exata e nas circunstâncias que melhor nos auxiliam a edificar em nós o Ser integral e unificado ao Cosmos.

Tudo na vida tem uma razão de ser, obedecendo a princípios de justiça e amor. E se hoje dominam em nós sentimentos de tristeza e desânimo, não esqueçamos, o mundo tem governo e nada está diferente do que deve ser, assim, ampliemos nossa visão, mudemos nossos conceitos.

Apesar de que nem sempre Deus foi compreendido em sua Grandiosidade, Ele foi sempre Deus; Sabedoria em grau superlativo e Perfeição Máxima em todos os Seus atributos.
Senhor de Misericórdia, tudo criou, e como o Perfeito não pode gerar imperfeição, concluímos que em toda Sua obra não existe erros. Caso não fosse deste modo, essa perfeição estaria comprometida e Ele não seria mais Deus.

Assim, se diante de algum fato, ou de determinada situação chegamos a duvidar que há erros no projeto da vida, tenhamos cuidado, pois o erro é nosso e fruto de enganosa interpretação.
Deste modo, dissabores e contrariedades, mesmo se pautados em uma análise lúcida de nossa parte, e ainda não assimilados em sua essência, é a Vida ensinando-nos algo que visa restabelecer em nós o equilíbrio inicial da Criação.

O mesmo se dá com supostas injustiças e desequilíbrios ainda por nós catalogados deste modo, mas que no fundo procede de incompreensões dos desígnios maiores da própria existência.

Em quantas oportunidades a própria ciência não descartou princípios, que mais tarde, após o amadurecimento não só dos pesquisadores mas de toda umanidade, transformaram-se em leis imutáveis e inquestionáveis? Outras vezes, nós mesmos, em momentos vários, inconformados protestamos contra uma determinada situação, e passado o momento de maior constrangimento detectamos que o ocorrido foi providencial e enriquecedor para o nosso crescimento pessoal.

Desta forma, diante das provações, analisemos com mais profundidade os porquês de tais ocorrências, mesmo que não seja visível o propósito divino, ele existe. Não esquecendo que tanto Deus como a alma, essenciais que são, também não são visíveis, no entanto, não podemos descartar sua existência e importância dentro da economia universal.

Meditemos:
“Senhor, em tudo engrandeceste e glorificaste o teu povo; sem perdê-lo de vista, em todo tempo e lugar o socorreste!” (Sabedoria, 19: 22)

Cláudio Fajardo
Visite: http://espiritismoeevangelho.blogspot.com/

Nenhum comentário: